Dos números às tintas
Sou Juan Diego Morala, (os amigos chamam-me Juancho), fundador, juntamente com Ana Muñiz de Qustommize.pt. Vou contar-vos a nossa história sem vos fazer bocejar, ou pelo menos é o que pretendo!
Conheci Ana num Master de Design Gráfico depois de completarmos os nossos estudos em Engenharia Informática e Administração e Finanças e, rapidamente, começámos a falar de música, literatura, da vida e de como a ganhar.
Desde o princípio, as nossas ideias de negócio giravam mais em torno da produção e venda de produtos, do que no próprio design gráfico e começámos a experimentar formas de as concretizar. Tudo começou como um passatempo de dois jovens com inquietudes e creio que essa perspetiva foi a chave para o seu funcionamento. Fazíamos desenhos nossos e vendíamos os produtos em feiras, mercados e festivais (por vezes, também oferecíamos hambúrgueres vegetarianos, de tão ecléticos que éramos!). Naquele momento, focámo-nos nas chapas para roupa e camisolas. As chapas eram produzidas por nós próprios com uma máquina manual numa pequena oficina emprestada por familiares. Poucos recursos, mas muita esperança. Para as camisolas, confiávamos num fornecedor local.
Tu em Londres e eu em London
Os amigos e conhecidos começaram a perguntar se podíamos fabricar produtos para eles e, assim, graças ao de boca em boca, começámos a receber pedidos de empresas e de particulares. De repente, estávamos a produzir milhares de chapas e demo-nos ao luxo de fazer uma (modesta) viagem a Londres com os lucros. Foi nesse momento que nos apercebemos que o negócio era sério.
Vimos uma abertura no mercado: um comércio online criado por profissionais do mundo gráfico, pensado para empresas e sem descurar o cliente final.
O nosso projeto online: Q-art
Em 2007, demos vida à primeira versão do nosso site, batizado como “Q-art!” (Muitos ainda se referem a nós assim!) Nessa altura, dedicávamo-nos exclusivamente à venda de chapas personalizadas e produtos análogos, uma vez que eram os únicos que fabricávamos. Os resultados foram animadores, pelo que decidimos dar o salto e abrir um pequeno local, investindo em maquinaria básica e mergulhando nos fundamentos da venda online, que estava a nascer naquela época. Conceitos como Adwords, SEO e e-commerce converteram-se em parte do nosso vocabulário e fomos explorando-os aos poucos.
No início, o negócio era um turbilhão de ideias: vendíamos algumas camisolas com desenhos próprios, produtos personalizados, trabalhos de impressão... Mas, à medida que respondíamos às nossas próprias necessidades e ouvíamos os comentários dos clientes, fomos dando forma tanto à loja física como à online. Na loja, convertemo-nos numa impressora digital convencional, oferecendo suporte para todo o tipo de trabalhos e adquirindo constantemente novas destrezas e maquinaria. Online, criámos um site acessível para comprar em qualquer momento, com preços transparentes para a obtenção de orçamentos no instante e prazos de produção curtos. Tudo isto sem comprometer os padrões de qualidade e com preços competitivos. Ainda que possa parecer incrível, naquela altura quase não existiam lojas online do género no mercado (pelo menos, não em Espanha). Decidimos especializar-nos. Em vez de oferecer todos os produtos que podíamos fabricar, optámos por manter um catálogo pequeno com produtos muito comprovados, de alto impacto e baixo preço.
A consolidação: Qustommize
Depois de várias versões muito rudimentares do site, em 2013, nasceu a Qustommize como a marca que conhecemos hoje. Ao mesmo tempo, o nosso comércio local encontrou o seu posto com a denominação “Gráficas Que Arte”. Dedicamo-nos a aperfeiçoar constantemente a experiência no nosso comércio eletrónico e demos os primeiros passos para a internacionalização.
A empresa viveu, então, um crescimento significativo. Em resposta ao aumento da procura, decidimos dar mais um passo e, em 2016 adquirimos um grande centro de produção e incorporamos nova maquinaria de última geração. Isto permitiu-nos diversificar a nossa oferta e produzir uma gama mais ampla de produtos, ainda que, mais uma vez, são introduzidos no site a conta-gotas, uma vez que o nosso objetivo continua a ser manter um catálogo pequeno.
Em 2024, depois de muitas (MUITAS) horas investidas, por nós e pela nossa equipa de programadores e trabalhadores, lançamos uma nova versão do site, aperfeiçoando tudo o que funcionava e melhorando alguns pontos fracos.
Todo este progresso não teria sido possível sem o apoio da nossa incrível equipa de funcionários, que não só acreditam na nossa visão, como também se empenham plenamente no desenvolvimento do negócio. Teresa, Saúl e Carlos estão connosco praticamente desde o princípio e David e Guillermo já são parte da nossa família. Sem esquecer Óscar, Vicky, Belén, Amparo e Sara, que se integraram na perfeição, e de toda as pessoas que passaram por aqui durante este tempo. Obrigado! Os melhores estão connosco.
Esta é a viagem de Qustommize, uma viagem que prosseguimos com entusiasmo e dedicação.